domingo, 17 de outubro de 2010

O que é um bonsai?

Bonsai é uma árvore, com poucos centímetros e marcas de crescimento lento evidenciadas em seu tronco. A palavra bonsai é japonesa e significa “árvore em uma bandeja (vaso ou bacia)” (bon = vaso e sai = árvore).

Para criar um bonsai, os galhos e as raízes da planta são podados com tesouras e conduzidos por anos. Com esse controle periódico, o tronco engrossa e acaba moldado para parecer uma árvore adulta de proporções mínimas. Até chegar a esse ponto, a planta recebe o nome de pré-bonsai.

Muito mais do que técnica, o cultivo do bonsai está relacionado com a arte e a sensibilidade de ser o mais fiel possível às condições encontradas na Natureza, como um pinheiro exposto ao vento, que se agarra a um rochedo.

No passado, o bonsai não deveria passar de 50cm. Hoje, ele já é classificado em vários tipos diferentes:

* Mame, com até 12cm;
* Shohin, com até 25cm;
* Chuin, que chega a 45cm;
* Chumono, até 90cm;
* Omono, até 130cm;
* Hachi-uye (geralmente plantados em jardins, não sendo considerados bonsai), acima de 130cm;

Também existe uma classificação de estilos, baseada na forma natural das árvores.

Qualquer um desses bonsai pode ser comparado com os seus similares em tamanho normal, como se a própria Natureza esculpisse miniaturas em vasos. A foto que ilustra esta página é uma Cerejeira, feita por Rock Jr.


1 comentários:

Unknown disse...

Muitolegal,para mim que me interesso pelo cultivo.Sugiro q vc poste videos explicando manuseio das tecnicas do cultivo de Bonsai!vlw!!!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More