segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

yamadori


Significa mudas colhidas na natureza, A muda deve apresentar caule curto porque algumas espécies tendem ao crescimento vertical exagerado do caule, tornando-se inadequadas para se tornarem um bonsai - por isso devem ser moldadas desde muito cedo.
Vale notar que em caso de colheita da muda natural, deve-se ter cuidado para não danificar as raízes na hora da retirada.
Método:
Embora os bonsai sejam plantados em uma bandeja, as mudas adquiridas não devem ser replantadas de imediato nesse tipo de recipiente pois ainda não são bonsai - devendo portanto ser replantadas num vaso mais profundo que a bandeija com cerca de 15cm de profundidade chamado ”descanso”.
Uma vez que a muda for retirada da terra, os galhos devem ser podados na proporção do volume das raízes. A poda deve ser feita com tesoura bem afiada e muito cuidadosamente, de modo a não prejudicar a forma que se deseja dar ao futuro bonsai. Deve-se começar a poda pelas raízes secas ou danificadas, e prosseguir para os galhos em igual situação. Terminada a chamada poda de limpeza, deve-se observar a proporção do volume de raízes em relação aos galhos: se faltarem muitas raízes, talvez seja necessário podar alguns galhos. A proporção dos galhos em relação às raízes é geralmente seis galhos para quatro raízes.
Deve-se acomodar as raízes da muda no vaso e acrescentar terra gradualmente, compactando-a levemente com os dedos. O vaso deve conter terra o suficiente para cobrir as raízes, mas sem nunca ultrapassar a borda do vaso. Deve-se pressionar a área aterrada com as mãos usando pouca força, e sem a utilização de ferramentas.
Depois que a muda for plantada, talvez ela precise ser amarrada ao vaso com um arame ou apoiada de alguma forma para não mudar de posição ou cair, até que as raízes fiquem mais fortes. Esse apoio deve ser mantido por cinco meses.
As mudas recentemente plantadas devem ser colocadas a meia sombra, ao abrigo dos raios diretos do sol e do vento. Como este é o estágio de crescimento de raízes novas, deve-se regar a terra duas vezes por dia durante os três primeiros meses.


sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

adubação

Adubação- Adubar é o ato de fornecer nutrientes para a planta.
Os nutrientes são elementos quimicos que podem ser classificados em duas categorias:

* Macronutrientes: Nitrogênio, Fósforo, Potássio,Cálcio, Magnésio e Enxofre;
* Micronutrientes: Boro, Cloro, Molibdênio, Cobre, Ferro, Zinco e Manganês.

A denominação de macronutrientes, as plantas absorvem em maior quantidade, já os micronutrientes são absorvidos em menor quantidade. mas vale lembrar que todos os nutrientes são essências ao excelente desenvolvimento das plantas.

adubação quimica- A partir da escolha do produto você deverá ler as instruções de uso, onde estará citado a quantidade a ser usada, forma de usar e freqüência. a adubação química é rápida e eficiente, principalmente os adubos foliares, pois são misturas de sais solúveis em água que uma vez aplicados são rapidamente assimilados pelas plantas.
Neste tipo de adubação, é importante observar primeiramente, a composição do adubo que desejamos utilizar, ou seja, a proporção dos nutrientes principais (N, P e K) de acordo com as necessidades da espécie cultivada. No mercado é comum encontrarmos adubos com suas formulações em evidência, como por exemplo: 04 14 08 que corresponde a 04% de nitrogênio(N), 14% de fósforo(P), 08% de potássio(K). Essa formulação é ideal para induzir a floração e frutificação. Já um adubo com a formulação 10 10 10 é utilizado em plantas ornamentais ou em casos em que se deseja um crescimento equilibrado.
Outro aspecto muito importante nessa adubação é a estrutura física do adubo, se é líquido, sólido, granulado, se é aplicado diretamente na planta ou diluído em água, se é foliar( pode ser aplicado por pulverização diretamente nas folhas, esse procedimento deverá ser feito preferencialmente ao anoitecer ou bem cedo pela manhã) , etc. É fundamental ficar atento aos rótulo do fabricante, e utilizar o produto de acordo com as especificações nele contidas e tomar muito cuidado com os excessos.
O segredo está na regularidade, equilíbrio e variedade, Quanta mais regular e variada a adubação melhor, pois um adubo supre as deficiências do outro.

Obs.: não se deve alterar as quantidades e nem a freqüência de uso dos adubos, pois a adubação em excesso pode causar a morte da planta.

Adubação orgânica: a adubação orgânica diferencia-se da química por ser de liberação mais lenta, tendo em contrapartida uma ação mais prolongada, além de favorecer a formação e estruturação da micro fauna (fungos e bactérias) normal do solo. Estes adubos são produzidos a partir de elementos naturais (mais exatamente, por meio da decomposição de matéria de origem animal, vegetal ou mineral). esterco bovino, esterco de galinha, húmus de minhoca, Torta de mamona, torta de algodão, farinha de osso, farinha de peixe, calcário, cinza de madeira, residuos de folhas e flores são alguns exemplos.
Uma regra que funciona, com certeza, é a de se usar uma adubação a mais variada possível, intercalando adubos orgânicos e químicos. Existem muitos adubos à nossa volta que simplesmente nem os notamos. É o caso da borra de café, por exemplo, que trata-se de um excelente estimulante vegetal e a jogamos no lixo.
Em geral, plantas com forma bem definida e em estágio avançado de desenvolvimento precisam de menos adubo e/ou um adubo com menor percentual de nitrogênio e com maiores percentuais de fósforo e potássio . Já uma planta jovem, ainda em formação, precisará de mais adubação e/ou uma formulação de adubo com maior percentual de nitrogênio.
Além disso, a adubação pode influenciar aspectos diretamente ligados à aplicação de técnicas. Se for usado adubo demais, provoca-se um desenvolvimento acelerado, o que, no caso do bonsai, pode levá-lo a perder sua forma planejada.


quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

rega


Rega- Comece a regar aos poucos, em volta do tronco, certificando-se de que a água esteja penetrando no solo, até que vaze água pelos orifícios de drenagem, situados abaixo do vaso. você perceberá bolhas de ar saindo do solo, isto é uma troca de gases, natural e necessária para as raízes.
Você poderá regar novamente quando a terra estiver quase seca, Pode ser que seja todo dia, pode ser dia sim, dia não. Vai depender do local em que o bonsai estiver, temperatura e do tipo de solo.


sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

como fazer um bonsai



Escolha da árvore- Eis um tema que requer muita atenção, pois essa escolha será o sucesso posterior do bonsai.
A planta escolhida deve ser de uma árvore de caule lenhoso, grande copa e folhas pequenas.
Escolha do vaso- o vaso ou bandeja deve ter no máximo 5cm de profundidade, mas o comprimento e largura ficam a seu critério.
Abaixo do vaso deve ter um apoio, para elevá-lo um pouco e assim favorecer a drenagem da água pelos furos embaixo do vaso. Nestes furos, coloca-se um pedaço de tela de nilon, preso por um pedaço de arame para evitar uma maior perda dos nutrientes do solo.
Escolha do solo- Do solo, necessitamos que: Permita um bom desenvolvimento da raiz; Tenha nutrientes suficiente para a planta; Conserve a maior quantidade de água disponível para a planta; Seja suficiente arejado e não contenha substâncias prejudiciais as raízes.


Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More